[resolvido] Distribuição de Projeto no access

Moderador: Avelino Sampaio

guilhas23

[resolvido] Distribuição de Projeto no access

Mensagempor guilhas23 » 29 Dez 2016, 18:09

Olá! É meu primeiro post, espero estar no local certo.

Fiz um projeto de estoque e queria distribuir para algumas lojas. Porém quero evitar de que as mesmas repassem para terceiros.

Gostaria de ajuda, dicas, indicações etc para criar limitações offline, pois não tenho um servidor para autenticação online.
Já pedi ajuda ao Avelino e ele me indicou alguns links no usandoaccess que já me ajudaram bastante. Porém se alguém tiver mais ideias seria ótimo.

De modo geral é isso. Agradeço desde já.

Disable adblock

Precisamos do seu apoio. Faca uma doacao para o site atraves do Paypal.

Damasceno Jr.

Re: Distribuição de Projeto no access

Mensagempor Damasceno Jr. » 30 Dez 2016, 22:32

Este é um assunto bom para se trocar experiências.

Quanto à segurança do aplicativo:

Se você usa back-end e front-end, utilize o código PROTEC para blindar a base de dados do seu aplicativo.

Se você utiliza front-end em .ACCDR, utilize o Open. Por segurança, utilize senhas diferentes no front-end e back-end.

Quanto ao bloqueio:

Não faça o sistema de bloqueio/liberação dentro do aplicativo, os arquivos podem ser facilmente copiados.

Tentei usar o número de série do HD, mas depois de um tempo a tela de liberação tornava a aparecer pois o código detectava um número de série diferente mesmo usando o mesmo computador e o mesmo HD. Então abandonei esta maneira. Talvez eu que não tenha sabido usar o código corretamente.

Prefiro o sistema de bloqueio/liberação em local externo (no registro do windows ou arquivo oculto em uma pasta no sistema) que possa ser consultado sempre que o aplicativo é aberto. NUNCA LIBERAÇÃO DEFINITIVA!

Permita que seu aplicativo seja usado para conhecimento por qualquer um para testes, afinal, quanto mais clientes melhor. E então limite a quantidade de registros como forma de bloqueio (mantenha a contagem em local externo).

Por se tratar de lojas, crie um chave de liberação em cima do CNPJ. Assim, se o cliente formatar a máquina a chave obtida com o desenvolvedor ainda será válida a qualquer tempo. E para evitar que terceiros usem o aplicativo com a chave de liberação de um cliente correto, certifique-se de ter nas telas do aplicativo (formulários e relatórios) sempre o CNPJ e a RAZÃO SOCIAL sendo exibido para fazer com que "curiosos" percam o interesse de usar em ambiente de produção.

Eu tenho apenas uma experiência de distribuição de aplicativos e fiz desta forma. No meu caso, a chave de liberação é obtida de acordo com o código IBGE do município (o aplicativo é usado em secretarias de saúde). Estou tendo um ótimo retorno.
Quanto mais o tempo passa, mais descubro e mais me apaixono por MS Access.

guilhas23

Re: Distribuição de Projeto no access

Mensagempor guilhas23 » 31 Dez 2016, 11:32

Damasceno Jr. escreveu:Este é um assunto bom para se trocar experiências.

Quanto à segurança do aplicativo:

Se você usa back-end e front-end, utilize o código PRO(...)

Damasceno, perfeito! Gostei das dicas e entendi mais ou menos qual caminho tomar.

Ainda aceito mais sugestões, quanto mais, melhor!

Disable adblock

Precisamos do seu apoio. Faca uma doacao para o site atraves do Paypal.

Voltar para “Off- Assuntos variados”