Erro ao Abrir MDB - não encontrou o objeto MSysDb

Moderador: Avelino Sampaio

rodrigodobbin

Erro ao Abrir MDB - não encontrou o objeto MSysDb

Mensagempor rodrigodobbin » 23 Jul 2016, 14:05

Prezados,

Ao abrir o meu arquivo MDB, apareceu o seguinte erro:
"O mecanismo de banco de dados do Microsoft Access não pode encontrar o objeto 'MSysDb'. Verifique se o objeto existe e se você digitou o nome e o caminho corretamente. Se 'MSysDb' não for um objeto local, verifique a conexão de rede ou contate o administrador do servidor."

O arquivo está no HD da máquina e as tabelas e formulários estão no mesmo arquivo.

Já tentei importar as tabelas para um BD em branco mas o mesmo erro aparece. Já tentei abrir com a tecla shift pressionada, mas permanece o erro. Gostaria de recuperar a base de dados apenas. O resto eu tenho backup.

Obrigado

Disable adblock

Precisamos do seu apoio. Faca uma doacao para o site atraves do Paypal.

Avelino Sampaio
Contato:

Re: Erro ao Abrir MDB - não encontrou o objeto MSysDb

Mensagempor Avelino Sampaio » 25 Jul 2016, 10:20

Rodrigo,

seu BD está corrompido e não vi até hoje alguém recuperar o BD deste problema.

Se quiser, me envie o seu BD (zipado) que eu farei uma pesquisa mais apurada sobre o assunto:

adm(arroba)redeaccess(ponto)com(ponto)br

No aguardo
==================================================
Clique no link abaixo e veja um ótimo kit de ensino que tenho para você.
http://www.usandoaccess.com.br

Csantino

Mensagempor Csantino » 26 Jul 2016, 18:04

Olá, Avelino

Volto aqui para tentar entender esse mesmo erro que estou tendo em meu banco de dados.
No meu caso, meu sistema roda em rede com um servidor e um terminal. O problema sempre ocorre no terminal.
O back end e o front end que estão no servidor nunca dão problema, mas o acesso via terminal vira e mexe dá esse "pau", logo o problema é no front end do terminal. Claro que tenho backup do front end e em segundos contorno o problema e boto o terminal no ar, mas gostaria de entender porque isso acontece e como poderia evitar.

Um abraço e agradeço antecipadamente a ajuda
Carlos Augusto

rodrigodobbin

Mensagempor rodrigodobbin » 28 Jul 2016, 22:35

Avelino

Eu andei pesquisando e vi que isso é um BUG que ocorre em arquivos MDB rodando em ACCESS posteriores. Não sei se é fato, mas o meu arquivo era MDB e estava rodando com o ACCESS 2013. Tinha um backup dos dados defasado de 2 semanas. Terei algum trabalho para redigitar tudo, mas nada impossível. Já estou providenciando a migração do arquivo para accdb para tentar que esse bug não se repita.

Assim mesmo, vou preparar o arquivo e te enviarei por email. Obrigado

Pensando em como evitar os danos desse bug, imaginei um backup automático ao sair do aplicativo. Ele salvaria em um bd auxiliar todas as tabelas do meu aplicativo e caso corrompesse de novo, bastava importar essas tabelas em um aplicativo padrão como se fosse um programa de instalação (sem dados, mas com as mesmas consultas, formulários etc) que tenho. Salvando após toda a utilização, só teria perda de dados se os 2 BD corrompessem ao mesmo tempo.

Na minha imaginação, poderia definir o nome e local do arquivo fixos para esse backup, mas pensando como usuário, preferiria navegar no diretório e localizar qual arquivo tem os dados dessa recuperação.

Como faço isso? Como aparece aquela janela do diretório em que o usuário pode navegar e selecionar um arquivo e esse caminho completo seja lido pelo código para que eu possa abrir esse banco selecionado e importar os dados. A parte de importar/exportar eu já sei (já vi em outros exemplos e já uso no meu aplicativo), só não sei como dar essa opção para o usuário de navegar no diretório e ler o nome do arquivo que ele deseja importar e assim ter o caminho completo (com o nome) do arquivo.

Vi seu exemplo de abrir uma pasta (também uso no meu aplicativo) mas não consegui capturar o nome do arquivo selecionado com o caminho completo para usar no meu código

Abraço

Disable adblock

Avelino Sampaio
Contato:

Mensagempor Avelino Sampaio » 29 Jul 2016, 17:49

Rodrigo/Santino,

sugiro que vc divida seu projeto em duas partes. A parte que contem somente as tabelas, chamada de back-end e a outra parte, contendo o restante dos objetos, chamada de front-end. Vc uni o front-end ao back-end, através do que chamamos de vinculação de tabelas. O front-end vc guarda sua ultima modificação e pronto. Qualquer problema no fron-end basta substituir. A maioria esmagadora dos problemas se dá no front-end (formulários). Desta forma, sua probabilidade de perder dados diminui substancialmente. Para realizar backups regulares do back-end, sugiro utilizar o Agendador de Tarefas do Windows. Veja como, neste meu artigo:

http://www.usandoaccess.com.br/tutoriais/manutencao-e-backup-access-barra-de-progresso.asp?id=1#inicio

Aguardamos
Clique no link abaixo e veja um ótimo kit de ensino que tenho para você.
http://www.usandoaccess.com.br

rodrigodobbin

Mensagempor rodrigodobbin » 29 Jul 2016, 18:31

Ok, farei assim, obrigado

Disable adblock

Voltar para “Off- Assuntos variados”