[resolvido] Consulta Soma Cubagem de Carga.

Moderador: Avelino Sampaio

FilipeFaria

[resolvido] Consulta Soma Cubagem de Carga.

Mensagempor FilipeFaria » 12 Fev 2019, 19:06

Acabei de me inscrever e preciso de uma ajuda dos amigos.

Postei na parte de consultas, pois acredito que é através da mesma que terei o resultado.

Preciso calcular o limite de carga de uma caminhão em m3 (larg x comp x alt) * qtde, em uma determinada data.

largura do caminhão 16,56 m3.

Já tenho os campos larg x Comp x altura x qtde e cubagem_total criados na tabela detalhes_da_venda, do tipo número, assim ao lançar o produto e sua respectiva quantidade já calcula no campo Cubagem_total para este produto.

O que gostaria é que nesse ponto ao informar a quantidade já identificasse em uma caixa de texto qualquer (no Formulário de venda - Frm_venda) se esse produto que foi lançado juntamente com as demais vendas para aquela data, já atingiram a cubagem total do caminhão.

Em resumo: ao inserir a qtde para um produto, vai até a tabela de venda, compara a data de entrega vai a tabela de detalhes_da_venda, soma a cubagem de todos os produtos para aquela data e compara com a cubagem do caminhão. Caso seja maior, label = Carga excedida, caso contrário = Carga normal.

Tabelas utilizadas

Vendas - campos (DataEntrega) data/hora

Detalhes_da_venda

Comprimento (double) - largura (double) - Altura (double) - Total_Cubagem (double) - qtde (inteiro)

Formulários

FRM_VENDA
FRM_SUB_VENDA

Segue tela de vendas tentar para ter noção do pretendido

Favor desconsiderar as cubagens da imagem, estão corretas, mas foram somente algumas tentativas.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Disable adblock

Precisamos do seu apoio. Faca uma doacao para o site atraves do Paypal.

avelsamp
Administrador

Re: Consulta Soma Cubagem de Carga.

Mensagempor avelsamp » 13 Fev 2019, 10:08

FilipeFaria

Mensagempor FilipeFaria » 13 Fev 2019, 12:33

Bom dia meu nobre Avelino.

esse método até consigo desenvolver e realizei algumas tentativas com ele. O que não estou conseguindo desenvolver é como buscar a soma das cubagens totais das demais vendas para a data em questão soma-la com a venda atual em.

ex. 15-02 - Teremos 7 entregas.
efetuo o lançamento de + 1 venda para 15-02 .

No momento que eu lançar a quantidade, verificaria se o total da cubagem do produto lançado + o somatório da cubagem das outras 7 vendas, atingem ou não o limite de cubagem do caminhão.

A dúvida esta em como fazer a consulta pois a data da entrega esta na tabela Vendas e as informações de larg, comp, alt, qtde, estão na tabela detalhes_da_venda .

Uma solução que imaginei é fazer com que a data de entrega vá também para cada item do detalhes_da_venda, assim, terei como relacionar o somatório da cubagem onde as datas de tabela Vendas e detalhes_da_venda forem iguais. Acredita que seria uma solução razoável ?

Desculpem pela falta de conhecimento. Entendo um pouco da lógica envolvida e tenho quebrado a cabeça na montagem dos códigos.

avelsamp
Administrador

Mensagempor avelsamp » 13 Fev 2019, 14:07

Felipe

estude a função Dsum() do Access. Crie uma consulta que envolva as duas tabelas e que retorne com os dados necessários. Utilize esta consulta na função Dsum(). Algo assim:

Código:
TotalCubagem = dSum([NomeDoCampoResultadoDaCubagem],"NomeDaConsulta",critério de filtragem)

O retorno do valor desejado vai estar na correta aplicação do critério de filtragem, que envolve a data.

Estude a função, tente implementar e retorne com o resultado.

Aguardamos

Disable adblock

FilipeFaria

Mensagempor FilipeFaria » 15 Fev 2019, 12:27

Bom dia a todos, desculpem pela demora.
Segui as orientações e o problema foi resolvido. Na verdade a consulta já estava pronta, assim foi só aplicar a consulta. Neste caso fiz em duas etapas. Uma ao inserir a data da entrega, no qual se verifica se a carga esta excedida ou não. Caso esteja, emite um alerta ao usuário.

Na data, ficou assim:
Me.txt_cubagem_carga = DSum("[CUBAGEM]", "cs_cubagem_venda", DataEntrega = Me.txt_DataEntrega)

Ao atualizar a quantidade não emite alerta, somente apresenta carga excedida na Label.

Para quantidade:

Forms![FRM_VENDA]![txt_cubagem_carga] = DSum("[CUBAGEM]", "Cs_cubagem_venda", "[DataEntrega] = " & " Forms![FRM_VENDA]![txt_DataEntrega]").

Agradeço demais a ajuda. Deus abençoe sempre.

obs.: não estou conseguindo localizar onde coloco como resolvido, se por gentileza puderem me dar o caminho das pedras.

Disable adblock

Voltar para “Consultas”