[resolvido] Filtragem incompleta pela combobox

Moderador: Avelino Sampaio

Moglynho

[resolvido] Filtragem incompleta pela combobox

Mensagempor Moglynho » 19 Jul 2016, 04:42

Mestre Avelino,

Neste formulário em anexo quando seleciono o passageiro pela combobox esta não filtra o resultado completo quando existem dois nomes iguais porém com outros dados diferentes.
Exemplo: Selecione pela combobox o passageiro "Cristina" note que existem 02, cada um com dados diferentes. Ao fazer a troca para segundo passageiro (Cristina) é apresentado o nome mas não com os dados correspondentes. Sempre que selecionar "Cristina" os dados serão os mesmos.
Se clicar no botão "Próximo" ou "anterior" os dados são filtrados corretamente. :?

:?:
Você deve estar registrado e autenticado para ter acesso ao arquivo anexo.
Última edição por Moglynho em 19 Jul 2016, 18:44, editado 1 vez no total.

Disable adblock

Precisamos do seu apoio. Faca uma doacao para o site atraves do Paypal.

fabiopaes

Re: Filtragem incompleta pela combobox

Mensagempor fabiopaes » 19 Jul 2016, 15:21

Amigo, o filtro esta ocorrendo de forma correta! Acontece que:
Quando manda aplicar o filtro no nome = Cristina ele encontra dois registros

Se mandar denovo filtrar pela outra cristina, ele continua encontrando dois registros pois sao iguais.

Coloque seu formulario para mostrar os botoes de navegação e verá que os dois cadastros estao la...

Para funcionar da forma como quer tem que ser dados UNICOS. se nao, sempre mostrara o total de registros, mas exibira sempre o primeiro cadastro

fabiopaes

Mensagempor fabiopaes » 19 Jul 2016, 15:27

Faça assim: "Engane" o usuario, mostre o nome do passageiro mas realize a filtragem pelo Codigo do mesmo.... e funcionara como pretende!

Moglynho

Mensagempor Moglynho » 19 Jul 2016, 16:41

FabioPaes,

É verdade. Os registros são filtrados conforme mostra o total que destaquei em vermelho no campo de informação dos registros encontrados.
Já tinha visto esta possibilidade de "enganar" ao usuário mas, desta forma, a navegação fica mais trabalhosa não tendo a opção de navegação pelos botões abaixo "Anterior" e "Próximo" quando estiver com um usuário mais preguiçoso ou exigente. Note que: Ao realizar a seleção pela combo ele mostra o total de registros encontrados possibilitando o uso do botão "Próximo" ou "Anterior", mas não dá a opção de selecionar novamente ao segundo registro ou tantos outros que tiverem.
Se eu usar a forma de "enganar", a seleção pela combo vai funcionar, mas não a opção de navegar pelos botões. Isso quer dizer que eu só posso usar um a das duas opções. Nesse caso, como sabemos que existem vários tipos de usuários e alguns que nunca se adaptam ao sistema temos que tentar fazer com que o sistema se adapte a esses usuários. :( o que torna o nosso serviço mais difícil...mas não impossivel. :D
Vou aguardar mais alguma possível solução. Se não houver jeito mesmo deixarei como está porque é mais rápido navegar pelos botões.
Mesmo assim eu agradeço pela preciosa atenção. São essas coisa que fazem desse fórum um lugar excelente para dirimir as nossas dúvidas. :)

Disable adblock

Avelino Sampaio
Contato:

Mensagempor Avelino Sampaio » 19 Jul 2016, 17:30

Moglynho,

a opção então é usar o método FindFirst, para realizar a filtragem. O código de filtragem ficou assim:

Código:
Private Sub cboConsulta_AfterUpdate()
Dim rs As dao.Recordset
'captura os registros do formulário
Set rs = Me.RecordsetClone
'procura pela primeira ocorrência da filtragem
rs.FindFirst "[CódigoPassageiro] =" & Me!cboConsulta
'posiciona o cursor no registro encontrado
Me.Bookmark = rs.Bookmark
'fecha o recordset
rs.Close
'limpa a memória
Set rs = Nothing
'limpa a combobox
Me!cboConsulta = Null
End Sub

Também acrescentei uma fração do campo Ponto de embarque, na combobox de filtragem, para poder identificar melhor o cliente.

Aguardamos
==================================================
Clique no link abaixo e veja um ótimo kit de ensino que tenho para você.
http://www.usandoaccess.com.br
==================================================

Moglynho

Mensagempor Moglynho » 19 Jul 2016, 18:43

Maravilha Avelino!!!! :D :D

Embora o Cliente envolvido na busca não seja o único da lista, a função ficou boa, pois dá ao usuário a opção de navegar pelos dois métodos oferecidos, pela combo ou pelos botões. ( é que antes, no campo de registros em vermelho, eu tinha a informação de quantas "Cristinas" foram encontradas e ao navegar pelos botões somente os selecionados pela combo ficavam disponíveis) Mas, isso não é problema, já que as opções de seleção ficaram diversificadas.
Achei ótima a idéia de colocar o campo de local embarque para melhor identificação do passageiro. 8-).

Meu Programa está ficando bem mais redondinho graças as suas brilhantes ajudas e soluções nesse fórum maravilhoso. :D :D :D

Muito obrigado!!!!

Disable adblock

Voltar para “Formulários”