[resolvido] Aviso no Outlook: "Um programa está tentando enviar uma mensagem de email em seu nome"

Moderador: Avelino Sampaio

renatobsilva

[resolvido] Aviso no Outlook: "Um programa está tentando enviar uma mensagem de email em seu nome"

Mensagempor renatobsilva » 29 Nov 2017, 16:55

Olá pessoal,

Já pesquisei bastante a respeito e estou buscando uma solução quanto a este problema de envio de relatório em PDF utilizando o Outlook 2016.
Gostaria de saber como vocês estão se virando com relação a este problema.

Eu faço um chamada simples em uma função para transformar todos os relatórios de meu sistema em PDF e enviar por email pelo Outlook assim:
DoCmd.SendObject acSendReport, "Catalog", "acFormatPDF", "<email address>", "", "", "This is a test.", "", True, ""
O email nem precisa ser enviado direto, ele carrega como uma nova mensagem no Outlook e ao lado do relógio do Windows é exibida a notificação: "Um programa está tentando enviar uma mensagem de e-mail em seu nome".
O negócio é bem chato de testar, pois não dá erro... funciona normal enquanto a pessoa esta usando o sistema em Access e do nada fecha a aplicação, geralmente quando ela para de utilizar por algum tempo e retorna à atividade.

O problema é reconhecido pela Microsoft, onde oferecem algumas soluções aqui:
1) https://support.microsoft.com/en-us/hel ... cess-datab
2) https://support.microsoft.com/pt-br/hel ... lf-warning
3) https://support.office.com/pt-br/articl ... efba09946b

Já liberei no Outlook esta opções para não bloquearem, mas não dá resultado... Verifiquei inclusive o registro do Windows para estas opções, estão corretas.
Desconfio do parâmetro Antivirus Status, que na maquina do cliente exibe: Invalid!
Mas o cliente possui Windows 10 com Windows Defender atualizado.

Esta difícil fazer mais alguma coisa, enquanto a aplicação segue fechando sozinha quando chamo a função após uns minutos de inatividade do operador.
Existe alguma maneira de ajustar para continuar usando a função? Já estou pensando em reconstruir a função com uma outra solução, mas é bem difícil substituir por esta instrução que é extramente eficiente.

Disable adblock

Precisamos do seu apoio. Faca uma doacao para o site atraves do Paypal.

Avelino Sampaio
Contato:

Re: Aviso no Outlook: "Um programa está tentando enviar uma mensagem de email em seu nome"

Mensagempor Avelino Sampaio » 29 Nov 2017, 18:07

Renato

e qual opção vc deixou marcada na central de confiabilidade ? Lembrando que essa alteração deve ser configurado para cada máquina/usuário.

Se for mudar, sugiro este meu artigo:

http://www.usandoaccess.com.br/tutoriais/gerar-relatorios-em-pdf-e-enviar-por-email.asp?id=1#inicio

Aguardamos
==================================================
Clique no link abaixo e veja um ótimo kit de ensino que tenho para você.
http://www.usandoaccess.com.br

renatobsilva

Re: Aviso no Outlook: "Um programa está tentando enviar uma mensagem de email em seu nome"

Mensagempor renatobsilva » 29 Nov 2017, 18:30

Olá Avelino, desde já agradeço por se interessar pela minha dificuldade.
Deixei assim, conforme imagem abaixo, mas parece necessitar de um antivírus na maquina para realmente deixar de alertar.
config_outlook_2016.png

Estou testando em 2 maquinas diferentes, uma Windows 10 + Office 2016 com o Windows Defender como antivírus.
Ambas resultam neste mesmo problema de fechar a aplicação após um tempo, mesmo desmarcando no Outlook 2016 igual a imagem.

Já perdi tanto tempo com isso que já começo a pensar em utilizar o DoCmd.OutputTo acOutputReport, NomeReport, acFormatPDF no lugar e depois a chamada de email. Só estou receioso de trocar 6 por meia dúzia.
Você deve estar registrado e autenticado para ter acesso ao arquivo anexo.

drigo_martins

Mensagempor drigo_martins » 29 Nov 2017, 19:35

Já pensou em utilizar o thunderbird?

Disable adblock

renatobsilva

Mensagempor renatobsilva » 29 Nov 2017, 19:48

Olá drigo_martins,

Se fosse para meu uso em particular com certeza usaria, mas não tenha essa alternativa.
O cliente usa o Outlook demais e não esta disposto a mudar só por causa do meu problema.
Estou analisando um pouco mais e vou testar o OutputTo lá.

Mas o que chama a atenção é esta dificuldade "horrorosa" que a Microsoft cria para dificultar o uso de sua próprias ferramentas. :(

Avelino Sampaio
Contato:

Mensagempor Avelino Sampaio » 29 Nov 2017, 19:52

Renato,

assim que testar com OutPutTo retorne aqui com o resultado.

Aguardamos

renatobsilva

Mensagempor renatobsilva » 29 Nov 2017, 21:29

É Avelino... Para minha decepção eu troquei 6 por meia dúzia mesmo.
Usei, funcionou por um tempo... Deixou algum tempo parado e retorna a usar a aplicação em Access é encerrada pelo Outlook 2016 sem mostrar erro algum.
Na verdade o Outlook audita todas as mensagens, não adianta fazer por outra forma.

Acho que só teria uma maneira, criando alguma técnica de invasão para desabilitar este recurso no Outlook 2016.
Pior que eu tentei até via registro do Windows, estou sem idéias.

Avelino Sampaio
Contato:

Mensagempor Avelino Sampaio » 29 Nov 2017, 21:44

renato,

é a primeira vez que tenho esse relato, do Outlook estar fechando o Access. Vou pesquisar amanhã sobre a questão. Tem certeza absoluta que não tem código no seu projeto forçando o fechamento ?

Aguardamos

renatobsilva

Mensagempor renatobsilva » 30 Nov 2017, 09:28

Pois é Avelino...
Somente esta chamada simples para gerar o relatório do sistema em PDF e envia-lo pelo Outlook.
O problema ocorre apenas no Access 2016, funciona por um tempinho e fecha a aplicação se você parar de usar após um tempo e tentar usar a chamada novamente.

Também não entendo porque isso acontece, pois não tenho este problema no Access/Outlook 2010.
Tentei outro procedimento, criei um novo projeto com o Access 2016, importei tudo e setei as referências que eu uso no vba, compilei e coloquei para usar lá no Office 2016 do cliente. Mesma coisa, encerra a aplicação depois de certo tempo. :roll:

Avelino Sampaio
Contato:

Mensagempor Avelino Sampaio » 30 Nov 2017, 10:10

Renato,

em qual extensão está rodando seu projeto ? ACCDB, ACCDE ou ACCDR ?

renatobsilva

Mensagempor renatobsilva » 30 Nov 2017, 12:28

Eu sempre coloco o projeto em .accde para meus clientes usarem.

Avelino Sampaio
Contato:

Mensagempor Avelino Sampaio » 30 Nov 2017, 12:46

Renato,

em ACCDE, qualquer erro que tiver no código e não for tratado, ele fecha o aplicativo. Se for possível, leve em ACCDB e teste. SE funcionar em ACCDB vc tem que tratar o erro no código em questão. Pode usar ate o ON ERROR RESUME NEXT.

Aguardamos

renatobsilva

Mensagempor renatobsilva » 30 Nov 2017, 12:53

Estou tratando o código da função de forma que me apresente o erro quando acontecer.
De diferente apenas é a chamada 2 duas funções, onde a primeira gera o PDF e chama a segunda que envia o email pelo Outlook, ambas estão com tratamento.
Mas vou "radicalizar", vou colocar 'on error resume next' nas duas e testar... Depois posto o resultado.

renatobsilva

Mensagempor renatobsilva » 30 Nov 2017, 17:41

Avelino,

Testes realizados com "On Error Resume Next" e projeto gerado em .ACCDE.
Sem resultado, o problema ocorre novamente...

Resolvi então volta os tratamentos de erro e deixar as funções do jeito em que estavam.
Coloquei o projeto original em .ACCDB no computador do cliente e testei, tudo funcionando... Deixei a maquina por 2 horas com sistema aberto e a tela parada.... cliquei para enviar o report por email... Funciona normal, não encerra mais.
Então o problema é apenas quando o projeto esta em .ACCDE... Aí me complicou, BUG muito forte da Microsoft.
Eu acredito que chamadas de email pelo Outolook com o projeto em .ACCDE esta sendo vista como suspeita pelo Outlook ou outra coisa que faz com que se encerre a aplicação.

:( Impossível resolver isso!

Avelino Sampaio
Contato:

Mensagempor Avelino Sampaio » 30 Nov 2017, 17:52

Renato

algumas sugestões:

- teste gerando o ACCDE na máquina do cliente. ACCDE tem problemas até mesmo entre mesma versão, com atualizações diferentes.
- Passe a extensão de ACCDB para ACCDR. Se funcionar, vc pode implementar com o meu OPEN ( gratuito para quem é assinante ). Veja no meu artigo como proceder:

http://www.usandoaccess.com.br/tutoriai ... d=1#inicio

Aguardamos

renatobsilva

Mensagempor renatobsilva » 30 Nov 2017, 18:30

Olá Avelino,

Gerar o .ACCDE já fiz, inclusive fui mais além que isso criando um novo projeto do Access 2016, importei tudo e gerei o .ACCDE no micro do cliente.
Isso é um grande BUG mesmo que o Access 2016 esta tendo e pessoal da Microsoft precisa saber disso, conhece alguém de lá envolvido com isso?

Usar em .ACCDB ou ACCDR não posso, pois eu possuo vários projeto pensados para trabalhar em .ACCDE mesmo.

renatobsilva

Mensagempor renatobsilva » 30 Nov 2017, 19:28

Parece ser alguma coisa externa ao Access...
Realmente esta fora de alcance para míseros programadores...

Deixando as duas formas abertas .ACCDE e .ACCDB utilizando juntos, ambos não fecham mais, nem mesmo o .ACCDE.
Como vai explicar isso?

renatobsilva

Mensagempor renatobsilva » 01 Dez 2017, 02:59

Para quem se interessar sobre o assunto e quiser testar eu isolei esta parte do meu projeto em um arquivo á parte.
Para usar, baixa o "testa_envio_outlook.accdb" e gera o mesmo como "testa_envio_outlook.accde", após isso, apenas clique o botão central do Formulário e depois na Ribbon "Enviar".
Vale lembra que o erro só ocorre no Access 2016 e com o arquivo no formato .ACCDE. Quando envia o PDF pelo Outlook e após algum tempinho de inatividade o operador da maquina volta a efetuar o procedimento, encerrando a aplicação Access sem nenhum erro.

Isso teria que chegar à Microsoft, não sou parceiro e não tenho nenhum contato lá... Não tenho dúvidas quanto a ser um BUG para quem depende do uso em .ACCDE.

Obrigado pelo interesse.
Renato
Você deve estar registrado e autenticado para ter acesso ao arquivo anexo.

Avelino Sampaio
Contato:

Mensagempor Avelino Sampaio » 02 Dez 2017, 13:37

Renato

segui o seu procedimento e para mim aqui funcionou sem erro. Vc faz este procedimento com o outlook previamente aberto ou fechado ?

Windows 7 de 64 bits
Office 2016 de 32 bits

Aguardamos

renatobsilva

Mensagempor renatobsilva » 02 Dez 2017, 23:36

Obrigado por testa Avelino.
Testou em .ACCDE e também deixou o programa aberto por algum tempo (mais de 10 minutos sem ação) quando voltar a interagir que ele encerra a aplicação.

Avelino Sampaio
Contato:

Mensagempor Avelino Sampaio » 03 Dez 2017, 07:13

Renato

sim, testei com mais de 10 minutos no ACCDE e tudo OK

Vc faz este procedimento com o outlook previamente aberto ou fechado ?

Aguardamos

renatobsilva

Mensagempor renatobsilva » 03 Dez 2017, 14:28

Testei das 2 formas, com o Outlook aberto e fechado, mas mais vezes com ele fechado mesmo.
Seu diagnóstico para mim é importante. Se não aconteceu com você começo a desconfiar do office do cliente.
Uma pena que ainda não tenho licenca do office 2016, tenho do 2010 e 2013 apenas.
Vou ver com o cliente se o office dele é original, pois se no seu funcionou sem encerrar, só pode ser o office dele.

Avelino Sampaio
Contato:

Mensagempor Avelino Sampaio » 04 Dez 2017, 08:16

Renato

Testei das 2 formas, com o Outlook aberto e fechado, mas mais vezes com ele fechado mesmo.

Dê inicio as testes sempre com o Outlook aberto e se o problema persistir, tente realizar um REPARO do Office, seguindo os seguintes passos:

- Abra o Painel de Controle do Windows
- Em programas clique em Desinstalar um programa
- Selecione o Microsoft Office na lista e clique no botão ALTERAR/REPARAR - Selecione a opção Reparo Online e então clique em Reparar.

Para atualizar o Office:

- abra o seu projeto no modo designer
- na guia ARQUIVO da ribbon clique em CONTA
- Clique na combo Opções de atualizações e então clique em Atualizar Agora

Caso não ocorra o erro com o outlook sempre aberto, leia este meu artigo:

http://www.usandoaccess.com.br/dicas/outlook-instalado-e-aberto.asp?id=1

Aguardamos

Avelino Sampaio
Contato:

Mensagempor Avelino Sampaio » 05 Dez 2017, 19:28

Renato,

alguma situação nova. Fez o reparo e a atualização ?

Aguardamos

renatobsilva

Mensagempor renatobsilva » 05 Dez 2017, 22:55

Olá Avelino,

Obrigado pelo seu interesse, mas eu dei uma baqueada depois de tantas tentativas sem sucesso.
Com o seu relato que não teve problemas desconfio muito da versão do Access do cliente, mas o problema é que cheguei ao ponto de reinstala o Access dele e mesmo assim o problema persiste.
Não consigo condenar o Office dele, pois eu removi o Access dele e coloquei o Runtime do 2016. Novamente sem sucesso, a aplicação fechou sozinha após algum tempo como este projeto simples em .ACCDE e Runtime 2016.

Estou sem ideias no momento, talvez a ideia de trabalhar com o Thunderbird poderia dar certo, o que na prática seria péssimo, pois sigo a ideia de utilizar apenas o Office.

Disable adblock

Voltar para “Módulos VBA”