[resolvido] Relatório com valor consolidado correto

Moderador: Avelino Sampaio

EduBap

[resolvido] Relatório com valor consolidado correto

Mensagempor EduBap » 20 Nov 2018, 11:51

Senhores,
Novamente recorro a ajuda de vocês.
Com a grande ajuda de um membro desse site, consegui resolver um problema na criação do relatório, mas agora, depois de tudo pronto, surgiu um novo impasse. Nesse banco de dados há uma tabela com dois campos: um para o nome do exame e o outro para o valor do exame. Contudo, o problema que surgiu é que se eu fizer uma alteração no valor de qualquer exame, ele replica em todo o banco e no final do mês eu terei um relatório com valor consolidado errado. A minha dúvida é como faço para que havendo uma alteração de valor de qualquer exame não replique nos valores das consultas realizadas antes dessa alteração. Explicando melhor, se no dia 15 eu mudar o valor do exame de glicose, esse valor modificado não seja replicado nas consultas feitas antes do dia 15 e dessa forma eu terei um relatório onde o valor do exame de glicose seja X do dia 01 até o dia 14 e a partir do dia 15 o valor seja outro.
Antecipadamente, muito obrigado.
Abs,
Eduardo

Disable adblock

Precisamos do seu apoio. Faca uma doacao para o site atraves do Paypal.

Damasceno Jr.

Re: Relatório com valor consolidado correto

Mensagempor Damasceno Jr. » 20 Nov 2018, 12:32

Sempre consumo muito material sobre MS Access. Um dos materiais consumidos nos meus primórdios foi este vídeo do grande Gilberlândio. Assista-o.

https://www.youtube.com/watch?v=ieX3_m_ ... lV28b74JS5

Aguardo retorno.
Quanto mais o tempo passa, mais descubro e mais me apaixono por MS Access.

EduBap

Mensagempor EduBap » 20 Nov 2018, 16:55

Boa tarde Damasceno,

Primeiramente muito obrigado pelo retorno.
Desculpe, mas não consegui adaptar a explicação do vídeo do Gilberlânio com o meu banco de dados. No meu caso, eu acho, não há necessidade da criação do campo "Valor Unitário" e por isso o exemplo fica solto e eu não consegui resolver o meu problema. Caso você tenha conseguido enxergar onde encaixar o exemplo do vídeo no meu banco de dados, por favor, me explique. A não ser que eu tenha montado alguma tabela errada e por isso não está funcionando.
No aguardo e mais uma vez, obrigado.

Abs,

Damasceno Jr.

Mensagempor Damasceno Jr. » 20 Nov 2018, 18:08

O vídeo todo é sobre o seu caso. Acho até que o Gilberlãndio é um viajante do tempo que sabendo da sua dúvida futura fez o vídeo pra você. Onde se diz "produto", entenda "exame". Brincadeiras a parte, tratemos do que importa.

Lá ele nota que se o preço do produto no cadastro do produto aumenta então o valor é replicado em todo o banco de dados e isso acaba por ser incorreto. É exatamente o seu caso.
se eu fizer uma alteração no valor de qualquer exame, ele replica em todo o banco e no final do mês eu terei um relatório com valor consolidado errado

Como ele resolve? Criando um campo na tabela detalhes da venda que armazena o valor do produto na data em que ele é vendido e assim futuras alterações no preço do produto não afetam relatórios de vendas já concretizadas. Inclusive no arquivo que trocamos via email notei que na sua tabela "Tbl_ConsultaDetalhada" há o campo "Valor Exame", e nesse instante pensei até que já estava prevendo isso por ter assistido ao vídeo que indiquei na minha mensagem anterior. Observe inclusive que na consulta que preparei e que da origem ao relatório que você necessitava no outro tópico eu apontei na montagem dela para o valor do exame na tabela "Tbl_ConsultaDetalhada" e não para o valor do exame na tabela "Tbl_Exame".

E... bom, vamos lá para a adaptação que você necessita ainda de acordo com o o arquivo que você me passou e que, inclusive, está o mesmo modelo tal qual o do vídeo. Para ajustar basta apenas
1. Abrir o formulário Frm_ConsultaDetalhada em modo design;
2. Na folha de propriedades do objeto Formulário, guia Dados, propriedade Fonte de Registro, coloque o valor Tbl_ConsultaDetalhada
3. Na folha de propriedades do seu controle Exame, guia Dados, coloque na propriedade Origem da Linha o valor

Código: Selecionar todos

SELECT Tbl_Exame.Código, Tbl_Exame.[Descrição do Exame], Tbl_Exame.[Valor Exame] FROM Tbl_Exame ORDER BY Tbl_Exame.[Descrição do Exame];

4. Ainda na folha de propriedades do seu controle Exame, só que agora guia Formato, coloque o valor da propriedade Número de colunas com o valor 3, e a propriedade largura das colunas com o valor 0cm;2,54cm;0cm
5. Permanecendo na folha de propriedades do seu controle Exame, indo agora na guia Evento, no evento Após atualizar, use o código abaixo

Código: Selecionar todos

Me.Valor_Exame.Value = Me.Exame.Column(2)

6. Feche o formulário e salve as alterações caso seja perguntado se deseja salvá-las e pronto. Problema resolvido.

Disable adblock

EduBap

Mensagempor EduBap » 20 Nov 2018, 20:26

Damasceno, boa noite!

Mais uma vez obrigado pela atenção.

Antes de informá-lo do resultado, informo que eu modifiquei na Consulta o apontamento do campo "Valor Exame". Eu tive que mudar o apontamento para a tabela "Tbl_Exame" porque somente dessa maneira o relatório passou a demonstrar os valores das consultas.

Em relação a esse último tópico, não funcionou. Eu inclusive mudei o apontamento do campo Valor Exame na Consulta para onde você havia apontado e também não deu certo, ou seja, mostrou os valores das consultas "zerados". Voltei a apontar para a tabela "Tbl_Exame" e passei a visualizar os valores mas como citei, não funcionou. Assim, quando eu mudo qualquer valor de exame na "Tbl_Exame" ele replica essa alteração nas consultas já realizadas.

Se vocês ainda estiver com a cópia do meu banco de dados poderá testar pois talvez eu tenha esquecido algum detalhe.

Desde já, obrigado.

abs,

Damasceno Jr.

Mensagempor Damasceno Jr. » 20 Nov 2018, 21:09

Sim, estão zerados.

O motivo? Você lançou registros quando a rotina que copia o valor do exame da tabela exame para o valor do exame na tabela consulta detalhada ainda não estava implementada. Faça as adaptações que lhe indiquei que tudo funcionará conforme você quer de agora para frente.

EduBap

Mensagempor EduBap » 20 Nov 2018, 23:09

Boa noite!

Perfeito. Foi a associação no campo Valor Exame na criação da Consulta que eu tinha feito errada.

Cara, mais uma vez muito obrigado e desculpe as minhas "cabeçadas" mas essa foi a segunda vez que trabalhei com Access e a primeira vez que trabalhei com valores.

Muito obrigado e pode considerar como Caso Resolvido.
Abs,
Eduardo

Damasceno Jr.

Mensagempor Damasceno Jr. » 21 Nov 2018, 01:26

Opa... contanto que tenha entendido realmente o explicado então atingi meu objetivo. Sucesso a você!!!

Disable adblock

Voltar para “Relatórios”